sábado, 16 de junho de 2012

  Física

  A palavra física vem do grego "physis" e significa natureza, que é o foco do estudo desta ciência. Esta ciência trata de todos os componentes do Universo,  analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
  No cotidiano de todos nós a física está presente sem notarmos, como o cair de uma moeda no chão ou o acender das lâmpadas. Basea-se essencialmente na matemática e na lógica e é dividida em: Mecânica, Eletricidade, Magnetismo, Óptica, Movimento Ondulatório e Física Moderna.   

  A Mecânica é o ramo da física que tem por objeto de estudo os movimentos dos corpos, das forças que produzem esses movimentos e do equilíbrio das forças sobre um corpo em movimento. Esta área da física divide-se em mecânica clássica e relativista.
  A Eletricidade consiste em estudar as propriedades eléctricas da matéria, as cargas eléctricas estáticas ou em movimento e a interacção entre delas.
  O Magnetismo consiste em estudar os materiais magnéticos (aqueles que são capazes de atrair ou repelir outros.
  A Óptica é a parte da Física que estuda a luz, as suas propriedades e a interacção da luz com o meio.
  Movimento Ondulatório é o ramo que estuda as propriedades das ondas e as suas formas e meios de propagação. Estuda ainda os fenômenos sonoros, pois o som é uma onda.
  A Física Moderna surgiu no século XX, resultado de dois ramos da física que estando intimamente ligados como o magnetismo e a electricidade deram origem à teoria electromagnética. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético.

3 comentários:

  1. Todos os ramos estão muito bem explicados. Gostei bastante da sua introdução, apesar de achar que poderia ter incluído algum tipo de conclusão. No geral, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, seu trabalho no geral está muito bem claro e de fácil compreensão, portanto como a Giulia falou, faltou uma conclusão a respeito das áreas que você pesquisou.

    ResponderExcluir
  3. Todos os ramos foram bem explicados e relacionados com nosso cotidiano.

    ResponderExcluir